Quando decidimos reformar nossa casa, tivemos que procurar uma outra residência para locação. Queríamos algo próximo ao trabalho e à obra, para podermos ficar de olho no que estava acontecendo. Então, meu marido me incumbiu do dever de procurar um bom lugar para uma família relativamente bem eclética na sua composição: uma criança pequena, um bebê que ainda estava para nascer, três cães (sendo um deles um gigante dogue alemão) e dois gatos.
A tarefa não seria fácil, mas arregacei as mangas e me empenhei. Depois de tanto olhar casas, ver defeitos e qualidades e errar num primeiro aluguel, posso dizer que se você seguir as dicas deste artigo, não vai cometer erros, como eu fiz na época.
Antes de sair para as visitas a residências, tenha em mente as necessidades da família em termos de espaço, distância do trabalho e da escola até a casa e segurança.
Procure mais de uma imobiliária para auxiliá-lo.
Dê preferência a casas mais novas, com menos de 10 anos de construção (a chance de problemas estruturais diminui consideravelmente).
Preste atenção a residências cujos proprietários dizem serem reformadas. Elas podem ter sido apenas “maquiadas”, ou seja, o sistema de elétrica e hidráulica permance e somente coisas menores, como pintura, piso e armários foram refeitos.
Observe se há umidade dentro de armários e nos ambientes pequenos (isso pode significar que a impermeabilização não foi feita corretamente e você terá sérios problemas com mofo).
Observe se no teto de cômodos que ficam abaixo de banheiros (quando é sobrado) e nas paredes onde as descargas de vasos são colocadas há infiltrações (algum cano pode estar furado).
Verifique a posição da casa em relação às coordenadas geográficas, ou seja, os cômodos (em especial os quartos) devem pegar sol da manhã ou da tarde, portanto, devem ficar voltados para o leste ou o oeste. Há casas construídas no sentido norte-sul que são geladas tanto no verão como no inverno.
Visite a casa em diferentes horários do dia para ver a incidência de luz.
Antes de assinar o contrato de locação, fotografe todos os defeitos que encontrar na casa e peça a rubrica do proprietário do imóvel, para não haver alegação futura de que foi você quem causou os problemas.
Não tenha pressa em escolher a residência. Mas, se você precisar de algo urgentemente, prefira aquilo que foi construído pelo proprietário para abrigar a família dele, pois a chance de que todo o material utilizado seja de primeira qualidade (e assim não te dê problemas) é bem maior do que nas casas feitas para locação.
Nenhum comentário