Jardim Vertical: como usar plantas na decoração da varanda
Decore a varanda com um jardim vertical e se sinta mais próximo da natureza
Às vezes, quando se está em casa, dá uma vontade repentina de olhar o mundo, ver os edifícios ao redor, a movimentação de pessoas, de pássaros e tudo mais.
Nosso lar é como o nosso porto seguro. E através de suas aberturas podemos ver adiante e ter mais contato com a natureza. Inclusive, parte dela pode ser trazida para dentro dos ambientes na forma de um jardim vertical.
Por que pode ser bom acrescentar verdes dentro de casa
Muitos projetos residenciais possuem uma arquitetura de planta baixa bem elaborada, com uma excelente conexão entre o meio externo e o meio interno.
Para levar mais vento e luz natural aos cômodos, são previstas amplas janelas e portas. Muitas saídas dão para sacadas, terraços e varandas abertas. E, nesses espaços, é montado um cenário decorativo bem informal e alegre – por vezes, com muito verde.
Imóveis assim, mesmo sendo casas, podem ser privados de um pátio aberto. Por isso é que os projetistas preveem espaços como sacadas e varandas. Alguns são, inclusive, integrados a salas de estar e dormitórios.
O objetivo disso é dar às pessoas um local para que elas possam sentar, relaxar, descansar e admirar a vida fora de sua edificação.
De fato, esses locais não substituem os pátios abertos. Isso porque lá fora, na terra, é possível criar canteiros; e plantas árvores, flores e folhagens diretamente sobre o solo; instalar certos equipamentos, como fontes e quadras esportivas; e mais.
Não se consegue oferecer sobre o telhado de uma residência o mesmo tipo contato com a natureza. Mas, pode-se chegar bem perto. Basta adotar certas estratégias de paisagismo.
Mais verde nas varandas
Nesse caso, o verde não é acrescido pelo arquiteto aos espaços internos de uma casa somente por questões estéticas. Vasos com plantas depositados na varanda, sacada ou outra área da parte de fora dos ambientes, frente às aberturas de janelas e portas, ajudariam a bloquear a entrada de ruídos sonoros e de calor.
Assim, o clima dentro dos cômodos ficaria muito mais agradável e a atmosfera bem mais tranquila.
Flores e folhagens também ajudam a limpar o ar no local. Elas conservam certa umidade e atraem pequenos animais como abelhas e pássaros, criando quase um mini bioma particular.
Quem estiver sentado num sofá ou poltrona na varanda, com muito verde ao seu redor, vai, com certeza, sentir um pouco dessa energia positiva. E logo, sem perceber, terá sua saúde melhorada.
As plantas tem mesmo o poder de embelezar, harmonizar e curar! E se você considera montar um jardim vertical em na varanda de sua casa, deve conferir as dicas apresentadas a seguir!
Como acrescentar mais verde nas varandas
Varandas bem amplas podem contar com uma ambientação mais elaborada. Nelas pode haver muitos móveis e ornamentos, incluindo vasos com plantas. Estes podem formar uma barreira natural seguindo a barreira do peitoril.
Também proteger quinas de pilares e paredes. Ficar posicionados sobre mesas, aparadores e pedestais. E, em último caso, ficar pendurados no preto ou presos a uma estrutura de jardim vertical.
Ideias de como montar um jardim vertical em espaços pequenos
Varandas de apartamentos podem ter área de planta baixa bastante limitada. Poucos serão os recantos próprios para posicionar vasos de plantas, assim como paredes livres para a instalar quadros verdes. Mas, sempre há alternativas para a pessoa montar um jardim vertical em espaços pequenos. Basta apostar na criatividade!
Uma ideia é criar uma estrutura ripada de madeira – pode ser um pallet reaproveitado – com ganchos ou prateleiras para suportar os vasos. Também fazer uma estrutura com telas metálicas ou grades bem fortes – talvez adornadas, recuperadas de demolições.
Ou então prender na parede jardineiras plásticas próprias para esse fim, que são vendidas em lojas de artigos para jardinagem.
Cuidados básicos com o jardim vertical
Para que o quadro verde se mantenha sempre bonito e de aparência saudável, é importante o arquiteto prever como será sua manutenção. Talvez seja necessário deixar preparado antes um sistema de irrigação e redirecionamento da água para reúso.
É preciso destacar também que o jardim vertical deverá ser instalado num ponto da varanda em que as plantas possam ter sempre o mínimo necessário de luz solar e de umidade.
Pequenos cuidados, como adubar a terra, podar os galhos e retirar folhas mortas, fará com que o quadro verde pareça sempre bonito e saudável. Porém, isso não garantirá sua harmonização com a decoração local. Entenda o caso no tópico a seguir!
Como harmonizar um jardim vertical com a decoração da varanda
Em tese, pode-se instalar um jardim vertical em qualquer parede vaga de uma varanda. Mas, é melhor que esse quadro fique na superfície de maior destaque. Isso porque o colorido intenso das plantas pode chamar a atenção do observador.
Essa é uma boa oportunidade do arquiteto fazer pano de fundo para um jogo de estofado, mesa de refeições ou outro item importante da decoração local.
Em um canto sem vida, é interessante montar um jardim vertical com vasos coloridos ou em linhas desencontradas. Já um fundo coberto por completo de verde, pode impactar ainda mais as emoções, fazendo a pessoa perceber o ambiente como sendo rico e sofisticado.
O problema, nesse caso, é a dificuldade de fazer a manutenção das espécies – se bem que um jardineiro experiente pode ajudar.
A cor das plantas, quando agrupadas, parece ser só verde. Não importa a paleta escolhida para a decoração da varanda, flores e folhagens, quando inseridas no conjunto, serão neutras.
Isso quer dizer que você não deve ter medo de acrescentar uma estrutura assim em sua casa. Você viu muitas boas razões para montar um jardim vertical. Agora, a decisão é com você!
Achou legal está dica? Compartilhe e comente aqui o que achou! Acompanhe a Itamar Imóveis nas outras redes sociais.
Nenhum comentário