Dá para congelar as parcelas do financiamento do imóvel?
Sim! É possível congelar as parcelas do financiamento do imóvel feito pela Caixa Econômica Federal. Mas existem algumas regras importantes para você garantir a pausa no pagamento das prestações.
Pagamento em atraso
Para você congelar as próximas parcelas do seu financiamento imobiliário, as prestações anteriores devem estar devidamente pagas.
Assim, você pode “trancar” o financiamento só se estiver adimplente.
Tempo determinado
Você pode pausar o pagamento das parcelas por até um ano. Ou seja, 12 prestações podem ser congeladas.
Desse modo, é possível se planejar com mais calma antes de continuar quitando o financiamento da sua casa própria. Ótima notícia para quem está passando por dificuldades financeiras no momento!
Quitação mínima
O comprador também já deve ter pago no mínimo 24 prestações desde a concessão ou a última negociação. Só assim é possível congelar as parcelas do financiamento do imóvel.
Valor máximo da dívida
O valor da dívida (calculado antes do congelamento) pode ser de até 80% do valor do imóvel.
Então anote aí essa outra condição para você garantir a pausa no pagamento das prestações do seu novo lar!
Prazo e valores
Você vai parar de pagar o seu imóvel por até 12 meses, certo? Mas lembre-se que o prazo do financiamento assinado em contrato não será aumentado por causa disso.
Consequentemente, o valor dos 12 meses congelados será somado às prestações que faltam para você pagar. Resumindo: as prestações terão um valor um pouco mais alto.
Bônus: FGTS
Uma dica que evita de se congelar as parcelas do financiamento do seu imóvel é usar os recursos do FGTS. O Fundo de Garantia é um recurso que pode amortizar o seu saldo devedor.
Nenhum comentário