Planeje o Financiamento do seu Imóvel.
Não existe idade para comprar um imóvel, mesmo sem condições especiais vindas do governo, ou das instituições financeiras para realizar o financiamento.
O planejamento financeiro torna-se então uma etapa indispensável, antes mesmo da compra do bem, para aqueles que conseguem contratar um crédito imobiliário, pois são diversas as situações a serem consideradas, para que a compra do imóvel não prejudique o orçamento mensal.
O financiamento tem uma lógica de endividamento de longo prazo, de modo que seja possível a aquisição de um bem, para o qual o solicitante não tenha o dinheiro de maneira imediata. Em linhas gerais, funciona de maneira bem simples: mediante garantia, a instituição financeira oferece a você, o solicitante, o dinheiro para a compra do bem.
Esse pagamento acontece ao longo de um período, que depende do valor do bem e, e sobre o valor “emprestado” é cobrado uma determinada taxa de juros. Os juros funcionam tanto como a remuneração para a operação como também para diminuir os impactos de uma possível inadimplência.
Basicamente, o financiamento funciona como uma espécie de empréstimo com finalidade pré-definida, ou seja, uma vez que o dinheiro é recebido, ele deve ser utilizado para a compra do bem estabelecido em contrato.
O negócio envolve uma série de cuidados importantes, e necessários para o financiamento do imóvel. Veja a seguir os principais:
1. Controle de Gastos:
A aquisição de um imóvel exige um controle financeiro, sempre prestando atenção para nunca comprometer mais que 30 % dos rendimentos familiares.
2. Juros:
Em comparação com outros produtos e serviços, os juros no crédito imobiliário estão entre os mais baixos do mercado.
3. Pós Compra:
Faça uma reserva financeira para arcar com despesas de contrato ou mesmo escritura, que não constam no financiamento, bem como despesas de mudança de imóvel.
Nenhum comentário