Transforme o ambiente sem graça com revestimento colorido
As tendências
Em 2016, revistas de decoração e exposições trazem as cores do revestimento mais sóbrias, sofisticadas, serenas e com tons mais suaves. “Tons amenos de rosa e azul são as mais procuradas no momento. O preto, o branco e toda escala de cinza continuam com muita força. E algumas cores vibrantes aplicadas pontualmente imprimem mais personalidade”, diz a decoradora Maria Júlia Villas Bôas.
Segundo a profissional, é possível usar uma base neutra em paredes, teto ou piso, e aplicar cores estrategicamente, por exemplo, no mobiliário, ou nos tecidos. “Uso muito também os revestimentos adesivos e cerâmicos, papel de parede, tapetes e almofadas”, diz Júlia.
Revestimento colorido: pode ou não pode?
A cor traz vida para o ambiente, logo, utilizar bem as cores é fundamental para definir o estilo e trazer alegria para um canto de sua casa. Segundo Maria Júlia, os revestimentos coloridos mais usados são os tecidos, papéis de parede, adesivos de parede e revestimento cerâmicos. “Eu recomendo todos eles conforme a proposta para cada ambiente, sem esquecer a harmonia do conjunto”, diz a decoradora.
Se, ao comprar uma casa, uma pessoa se depare com algum revestimento colorido no chão, é possível elaborar uma composição que seja harmônica com outras cores e texturas, para não deixar o ambiente carregado. Isso é possível fazendo um estudo do tipo de material que foi usado e quais as cores que podem servir para complementar sem “brigar” entre si.
Quais ambientes os revestimentos com cores são indicados?
Não há uma regra ou limites para os revestimentos. Veja algumas dicas para não errar na hora de apostar em cores para a decoração:
– Na cozinha, é possível escolher azulejos coloridos em uma parede para destacar, um exemplo é deixar colorida a parte de cima da pia. Caso a cozinha seja estilo americana, vai valorizar ainda mais a parede, pois ela poderá ser vista da sala.
– Azulejos podem enfeitar a cabeceira da cama, assim como um papel de parede de outra tonalidade ou adesivos decorativos.
– Na varanda gourmet, o revestimento pode cobrir bancadas, trazendo sensação de aconchego. Podem ser usados azulejos ou pastilhas coloridas.
– No banheiro, as pastilhas são bem vindas, elas podem complementar a parede branca e serem usadas em locais estratégicos para não poluir o local. Em banheiros usados pelas crianças eles podem ser coloridos e divertidos.
– Nos pisos de salas menores ou antessalas, os ladrilhos podem trazer um ar vintage dependendo da cor e da disposição das formas.
– Nas salas de estar são bem vindos os papéis de parece coloridos, que quebram a monotonia e trazem vida ao ambiente.
Cuidados ao escolher o revestimento
É sempre bom ficar de olho em promoções de casas de materiais de construção. Nessas épocas é possível conseguir bons descontos. Leve em conta o material utilizado e o trânsito de pessoas que circulam em determinado ambiente, caso você escolha um tipo de revestimento delicado para colocar no piso.
Também é necessário observar a umidade do local. Na hora da compra, pegue informações sobre a resistência do material e quais móveis ficarão sobre ele. Caso seja um local onde cadeiras serão arrastadas, por exemplo, lembre-se de comprar um revestimento que não danifique.
Nenhum comentário