Empreendimento Praia do Morro - Elegance

Notícias

O que é preciso para ser corretor de imóveis?


Confira os 4 passos:

Formação profissional no mercado imobiliário
Os primeiros requisitos para se tornar um corretor de imóveis é ser maior de idade, ter concluído o ensino médio e ingressar em um curso de formação profissional imobiliária. A opção mais difundida é o curso Técnico de Transações Imobiliárias, conhecido como TTI, com duração entre 4 meses e 1 ano e meio. As temáticas abordadas pelo curso incluem matemática financeira, noções de arquitetura e aspectos jurídicos, envolvendo as diversas ações de compra, venda, locação, permuta e administração de imóveis. Também é possível ingressar no curso de Gestão em Negócios Imobiliários, com duração entre 2 e 3 anos, que pode substituir o TTI. A grade curricular do curso tem foco multidisciplinar com aulas de matemática financeira, economia e planejamento urbano, envolvendo dinâmicas diversas relacionadas ao mercado imobiliário.

Estágio na corretagem imobiliária

Durante a formação profissional do corretor de imóveis, encontra-se a segunda etapa, que é atuar como estagiário no mercado imobiliário, para aprender na prática os trâmites de uma transação imobiliária. É no estágio que o futuro corretor de imóveis irá entender as diversas áreas e em qual ele mais se adequa, como venda, locação, captação, loteamento, imóveis comerciais ou residenciais, lançamentos imobiliários, etc. É importante salientar que durante o estágio não é possível realizar vendas, pois ainda não há o registro no CRECI, portanto também não é possível receber comissão. No estágio na corretagem imobiliária, o aluno e aspirante a corretor deverá possuir um responsável técnico, um corretor credenciado que responderá ao CRECI pelo seu estágio de maneira gratuita. A carga horária mínima para o estágio é de 128 horas.

Registro no CRECI

Após concluir o curso de formação profissional e realizar o estágio na área, ainda resta um passo para tornar-se corretor de imóveis: o registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) da sua região, que compõe o COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis). O Sistema COFECI-CRECI normatiza e fiscaliza a profissão de corretor de imóveis em todo o Brasil. Para se registrar como corretor, é necessário ir até o CRECI da sua região, com os necessários documentos, realizar o pagamento das devidas taxas e solicitar a sua carteira com respectivo número de inscrição profissional. O processo que envolve desde o protocolo de requerimento até a solenidade de entrega da carteira profissional ocorre de 30 a 90 dias.

Carteira profissional de corretor de imóveis

Após os três passos descritos acima, chega o momento de se tornar definitivamente e oficialmente corretor de imóveis, que encerra o passo de registro no CRECI. A entrega da carteira profissional de corretor de imóveis ocorre na solenidade organizada pelo CRECI. Cerimônia em que o novo corretor recebe o código de ética da profissão junto a sua carteira de regularidade que deverá ser atualizada anualmente. É apenas após este passo que o corretor de imóveis fica apto a intermediar negociações imobiliárias e exercer a profissão legalmente. Há duas possibilidades principais de exercer a profissão de corretor de imóveis: de maneira autônoma e independente ou associando-se e integrando o quadro de uma imobiliária.
Carteira profissional de corretor de imóveis
 O que é preciso para ser corretor de imóveis é, principalmente, a perseverança.
processo para tornar-se corretor ou corretora de imóveis é trabalhoso, mas também muito gratificante. Por isso, seja um corretor seguro de si, não desista diante das adversidades e trabalhe em busca do sucesso no mercado imobiliário. “O caminho é preocupar-se com a aparência, com o comportamento dentro e fora da profissão, com o mercado, com a economia e, principalmente, com seus conhecimentos, que devem ser aperfeiçoados diariamente”, dia João Teodoro da Silva, presidente do COFECI.

Nenhum comentário